Governança Turística

Babaçulândia sediará encontro sobre Governança sobre regiões turísticas

O Governo do Tocantins, por meio da secretaria de Turismo (Setur), iniciou nesta terça-feira, 07, no município de Itaguatins, a 609 km de Palmas, no extremo norte do Estado, na região conhecida como Bico do Papagaio, a continuação das Oficinas de Planejamento Turístico para Instâncias de Governança Regionais. O evento ocorre até quarta-feira, 08, na Câmara Municipal da cidade, sendo destinado aos gestores municipais, instituições não governamentais, trade do turismo, universidades, associações de classe dentre outros.

As oficinas de planejamento estratégico de ações para 2024 das regiões turísticas do Bico do Papagaio e Vale dos Grandes Rios tratam sobre a consolidação, composição, missão e estratégias de atração dos municípios ao colegiado regional.

Durante o evento, ministrado pela técnica da Setur, Graziela Cortez, da Gerência de Produtos Turísticos da Setur, serão abordados ainda temas relacionados ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), as ações de fortalecimento da atividade turística, calendário regional de eventos, fortalecimento dos conselhos municipais, comunicação e promoção.

As oficinas estão previstas para ocorrer nas sete regiões turísticas do Tocantins (Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras e Lago, Encantos do Jalapão, Serra Gerais, Praias e Lagos do Cantão, sendo que na Ilha do Bananal a oficina já ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro).

Para a presidente da Instância de Governança Regional da região do Bico do Papagaio, Genízia Paula Ferreira Lima, a oficina, dentro do fórum regional, representa um avanço para profissionalização da atividade turística dos 25 municípios que integram essa região. “Nossos produtos turísticos são muito fortes, a exemplo do encontro das águas, praias, caminhos do Babaçu, rota do queijo, dentre outros. Nesse sentido, o turismo só será fortalecido se houver envolvimento da comunidade, poder público e entidades, que juntos trabalharão para o fortalecimento do turismo na nossa região”, considerou.

“No turismo, o planejamento é uma ferramenta indispensável para potencializar a atividade turística regional e fortalecer os municípios para administrar os entraves, objetivos e metas, decisões, além de aplicação correta dos recursos”, explicou o secretário da Setur, Hercy Filho.

A próxima oficina ocorre entre os dias 09 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira), na Câmara Municipal de Babaçulândia, na região turística Vale dos Grandes Rios.